Mundo

Japão nomeia 160 ilhotas em região disputada com a China

Em novembro passado, a China anunciou igualmente a criação de uma "zona aérea de identificação", que cobre grande parte do mar da China oriental

Agência France-Presse
postado em 01/08/2014 16:53
Avião de vigilância do Japão voa ao redor das ilhas disputadas no Mar da China Oriental
Tóquio -
O Japão nomeou, nesta sexta-feira (1;/8), 160 ilhotas situadas no limite de suas águas territoriais no mar da China oriental, inclusive um pequeno grupo que faz parte de um arquipélago reivindicado pela China.

Cinco destas ilhotas integram o arquipélago das Senkaku, controlado por Tóquio, mas que a China reivindica sob o nome de Diaoyu.

As relações entre Pequim e Tóquio, as duas maiores potências da Ásia, foi se deteriorando desde o final de 2012, devido a esta disputa territorial, mas também a disputas históricas.



As Senkaku/Diaoyu, nacionalizadas pelo Japão em setembro de 2012, estão situadas 200 km a nordeste de Taiwan, que também as reivindica, e 400 km a oeste de Okinawa (sul do Japão).

Pequim envia com frequência navios e embarcações da guarda costeira para a região, cruzando com embarcações japonesas, o que faz temer um incidente militar.

Em novembro passado, a China anunciou igualmente a criação de uma "zona aérea de identificação", que cobre grande parte do mar da China oriental, entre a Coreia do Sul e Taiwan, e abarca o arquipélago das Senkaku.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação