Mundo

Ucrânia não permitirá a entrada de comboio humanitário russo no território

"Não aceitaremos que (a ajuda humanitária) esteja acompanhada pelo ministério russo das Situações de Emergência ou por militares russos", declarou Tchaly em uma entrevista coletiva

Agência France-Presse
postado em 12/08/2014 09:08
Kiev - A Ucrânia não permitirá a entrada em seu território do comboio humanitário russo que está a caminho da fronteira, anunciou nesta terça-feira (12/8) o chefe adjunto do gabinete da presidência ucraniana, Valéri Tchaly. "Não consideramos possível o deslocamento de colunas russas no território de Ucrânia. O conteúdo do comboio poderia passar por um posto de fronteira ucraniano e ser transportado em um veículo do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Não aceitaremos que (a ajuda humanitária) esteja acompanhada pelo ministério russo das Situações de Emergência ou por militares russos", declarou Tchaly em uma entrevista coletiva.

Um comboio de ajuda humanitária da Rússia, com 280 caminhões, seguia nesta terça-feira para a fronteira com a Ucrânia, informaram as agências de notícias russas, um dia depois de Moscou ter anunciado o envio iminente de ajuda para a população da região leste ucraniana. "O comboio levará aos moradores do leste da Ucrânia quase dois mil toneladas de material humanitário, obtido pelos habitantes de Moscou e sua região", afirmou uma fonte do governo da capital russa.

Nenhuma autoridade procurada pela AFP comentou a informação. O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou na segunda-feira que o país pretendia enviar para a Ucrânia um comboio humanitário em cooperação com a Cruz Vermelha. A Cruz Vermelha anunciou que está pronta para coordenar a entrega de ajuda humanitária russa no leste da Ucrânia, mas destacou que ainda espera a confirmação de que suas condições serão respeitadas.



O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) "está pronto para facilitar esta operação com sua participação e apoio a todas as partes afetadas", afirma um comunicado divulgado na segunda-feira à noite. Mas após a notícia de que o comboio de ajuda russa já partiu para o leste da Ucrânia, a porta-voz do CICV, Anastasia Isyuk, insistiu que a organização ainda não aprovou a operação. "Seguimos precisando de mais informações antes de poder seguir adiante", disse à AFP.

O comboio, que partiu na manhã desta terça-feira do sudoeste de Moscou, depois de ter sido abençoado por um padre ortodoxo, segue para a fronteira entre os dois países, de acordo com as agências russas Ria Novosti e Tass. A Ucrânia informou que não aceitará nenhuma ajuda humanitária unilateral russa para a população do leste do país, vítima dos combates entre o exército ucraniano e os separatistas pró-Rússia.

Kiev suspeita que Moscou quer utilizar o pretexto humanitário para ajudar os insurgentes, submetidos há várias semanas a uma grande ofensiva ucraniana e obrigados a permanecer entrincheirados em seus dois últimos redutos de Donetsk e Lugansk. As potências ocidentais, com os Estados Unidos à frente, também alertaram contra qualquer intervenção unilateral russa "ilegal" em território ucraniano. O governo da Ucrânia e o Ocidente acusam a Rússia de fornecer armas aos separatistas pró-Rússia do leste do país, o que Moscou nega.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação