Mundo

Dilma e Hollande parabenizam brasileiro Artur Avila por Medalha Fields

Celebrado a cada quatro anos pela União Internacional de Matemáticas, o prêmio reconhece o trabalho de pesquisadores com menos de 40 anos

Agência France-Presse
postado em 13/08/2014 08:35
Paris - O matemático brasileiro Artur Avila, premiado com a Medalha Fields, considerada o ;Nobel; da Matemática, foi parabenizado pela presidente Dilma Roussef e pelo presidente francês François Hollande. "O reconhecimento mundial do trabalho de Avila enche de orgulho a ciência brasileira e todo o Brasil", escreveu Dilma Rousseff no Twitter na terça-feira (12/8).

Artur Avila é pesquisador do IMPA e do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) da França
O prêmio de muito prestígio é concedido a cada quatro anos pelo Congresso Internacional de Matemáticas (ICM). "Felicito a Artur Avila, que acaba de receber a Medalha Fields, a maior recompensa no domínio das matemáticas. Seus trabalhos se centram na teoria dos sistemas dinâmicos", afirma Hollande em um comunicado.

Avila, de 35 anos, nascido no Rio de Janeiro, tem doutorado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) da capital fluminense. O ICM, que acontece este ano em Seul, destacou a "profunda contribuição" de Avila à "teoria dos sistemas dinâmicos".



Artur Avila "lidera e molda o campo dos sistemas dinâmicos. Ao lado de seus colaboradores, tem feito progressos essenciais em várias áreas, incluindo dinâmicas unidimensionais reais e complexas", destacou a organização. O brasileiro é pesquisador do IMPA e do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) da França.

Avila foi um dos quatro matemáticos a receber a Medalha Fields nesta quarta-feira. Os outros foram a iraniano-americana Maryam Mirzakhani, professora da Universidade de Stanford (Caliórnia) e primeira mulher a receber o prêmio, Manjul Bhargava, da Universidade de Princeton (EUA), e Martin Hairer, da Universidade de Warwick (Reino Unido).

A Medalha Fields de Matemática é concedida pelo ICM, o maior congresso da comunidade matemática. Celebrado a cada quatro anos pela União Internacional de Matemáticas, o prêmio reconhece o trabalho de pesquisadores com menos de 40 anos. A Medalha Fields é considerada o maior prêmio de matemática, uma espécie de ;Nobel; da disciplina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação