Mundo

Jornalista do New York Times é premiado por proteger fonte

O prêmio tem o nome do cartunista do Washington Post Herbert Block, falecido em 2001 e conhecido defensor da liberdade de imprensa

Agência France-Presse
postado em 13/08/2014 23:38
Washington - Um jornalista do New York Times que corre o risco de ser preso por não revelar a identidade de sua fonte em um caso envolvendo a CIA recebeu nesta quarta-feira o prêmio Herbert Block de liberdade de expressão. O jornalista James Risen ganhou o prêmio Herbert Block por ter "arriscado sua própria liberdade para proteger os princípios essenciais de uma imprensa verdadeiramente livre", informou o sindicato Newspaper Guild.

[SAIBAMAIS]O sindicato recordou que a Procuradoria Federal exige de Risen, desde 2006, a confirmação da identidade de um homem que seria a fonte de seu livro "State of War", sobre a CIA e o governo de George W. Bush. Risen se negou a revelar a fonte de um capítulo sobre uma desastrada operação da CIA no Irã e ainda corre o risco de ser detido, por desacato.

Leia mais notícias em Mundo

A questão é considerada fundamental para se avaliar o estado da liberdade de imprensa nos Estados Unidos. No início de junho, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos se negou a intervir neste caso, o que provocou críticas da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). "Com seu livro, James Risen fez o que fazem os grandes jornalistas", disse o presidente do sindicato Newspaper Guild-CWA, Bernie Lunzer.

O prêmio, de 5 mil dólares, tem o nome do cartunista do Washington Post Herbert Block, falecido em 2001 e conhecido defensor da liberdade de imprensa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação