Mundo

Vítimas do conflito colombiano chegam a Cuba para prestar testemunho

As vítimas testemunharão diante das duas equipes de negociadores e concederão uma entrevista coletiva neste sábado

Agência France-Presse
postado em 16/08/2014 08:58
Havana - A primeira delegação de vítimas do conflito colombiano chegou nesta sexta-feira a Cuba para prestar seu testemunho, no sábado, aos representantes da guerrilha das Farc e do governo que negociam um acordo de paz, comprovou a AFP.

Os 12 membros da delegação - que inclui vítimas das Farc, de agentes do Estado e dos paramilitares - voaram de Bogotá para Havana em um avião fretado e estão hospedados no Hotel Occidental Miramar, no oeste da capital cubana.

[SAIBAMAIS]As vítimas viajaram acompanhadas pelo coordenador da ONU na Colômbia, Fabrizio Hochschild; e o presidente da Conferência Episcopal colombiana, Luis Augusto Castro, que selecionaram o grupo.

No sábado, as vítimas testemunharão diante das duas equipes de negociadores e concederão uma entrevista coletiva, durante a tarde, informou a chancelaria cubana.

Leia mais notícias em Mundo


A delegação prevê regressar a Bogotá no domingo. Outras quatro delegações - cada uma com 12 vítimas - prestarão seus testemunhos nas próximas semanas, com o objetivo de que suas demandas sejam incluídas em um eventual acordo sobre o fim do conflito.

A reparação das vítimas é o quarto dos seis pontos da agência de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que já superaram outros três temas: desenvolvimento rural, participação política e drogas.

Além da reparação das vítimas, restam abordar abandono das armas e mecanismos para referendar os acordos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação