Mundo

Morre ex-comandante do Exército chileno que substituiu Pinochet

Izurieta foi comandante do Exército entre 1998 e 2002, em substituição a Pinochet, que depois de encerrada a ditadura, continuou à frente da instituição militar por mais oito anos

Agência France-Presse
postado em 17/08/2014 14:20
Santiago - O ex-chefe do Exército chileno Ricardo Izurieta, primeiro comandante nomeado por um governo democrático após a ditadura (1973-1990) e que substituiu o ditador Augusto Pinochet no cargo, morreu neste domingo aos 71 anos.

"O Exército do Chile comunica que na madrugada de hoje (domingo) faleceu, cercado da família, o general do Exército Ricardo Izurieta aos 71 anos", indicou esta Força em um comunicado.

[SAIBAMAIS]

Izurieta foi comandante do Exército entre 1998 e 2002, em substituição a Pinochet, que depois de encerrada a ditadura, continuou à frente da instituição militar por mais oito anos, como estipulou a Constituição, implementada durante seu regime, em 1980.

Em 10 de março de 1998, Pinochet concluiu seu comando de 25 anos e Izurieta foi nomeado no cargo pelo então presidente Eduardo Frei, tornando-se o primeiro chefe do Exército chileno escolhido na democracia.

Leia mais notícias em Mundo

Segundo dados oficiais, Izurieta foi um militar que não teve relações com as violações dos direitos humanos cometidas durante o governo de Pinochet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação