Mundo

EUA manifestam preocupação com quebra de trégua em Gaza e acusam Hamas

Governo americano apoia Israel no conflito, criticando o Hamas, considerado um grupo "terrorista"

Agência France-Presse
postado em 19/08/2014 16:32
Washington - Os Estados Unidos manifestaram preocupação nesta terça-feira (19/8) com o rompimento do cessar-fogo em Gaza entre palestinos e Israel, e apontou como responsável o movimento islamita Hamas.



"Estamos muito preocupados com o ocorrido hoje. Condenamos a retomada dos disparos de foguetes e, como dissemos, Israel tem o direito de se defender desses ataques", declarou a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf, ao falar do "rompimento do cessar-fogo no enclave palestino de Gaza.

[SAIBAMAIS]A porta-voz considerou que "o Hamas é responsável pela segurança em Gaza" e que "os foguetes são disparados de Gaza".



"Pedimos o fim imediato dos disparos de foguetes e a retomada das conversas por um cessar-fogo", reiterou Harf, afirmando que Washington espera uma trégua duradoura ou, pelo menos, um "prolongamento do cessar-fogo temporário".

Antes, um representante do movimento islamita palestino Hamas na delegação de negociadores no Cairo havia advertido que as chances de um cessar-fogo duradouro com Israel na Faixa de Gaza "se evaporam".

O governo americano apoia Israel no conflito, criticando o Hamas, considerado um grupo "terrorista", embora tenha condenado os ataques israelenses a civis palestinos, principalmente contra as escolas da ONU em Gaza.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação