Mundo

Jihadistas sírios mostram suposta execução de jornalista americano

Foley foi sequestrado em novembro passado na Síria

Agência France-Presse
postado em 19/08/2014 21:36
Beirute - O Estado Islâmico (EI) divulgou nesta terça-feira um vídeo que mostraria a morte do jornalista americano James Foley, em represália pelos ataques aéreos dos Estados Unidos contra forças jihadistas no norte do Iraque. No vídeo publicado na Internet, o EI mostra um homem de capuz vestido de negro que parece cortar a garganta do jornalista.

Foley foi sequestrado em novembro passado na Síria. O carrasco, que fala em inglês britânico, realiza a execução no deserto, mas não é possível determinar se no Iraque ou na Síria. A Casa Branca se declarou "horrorizada" pela suposta decapitação de Foley, e assinalou que seus serviços de Inteligencia tentam confirmar a autenticidade do vídeo. "Vimos um vídeo que parece mostrar a morte do cidadão americano James Foley pelo EI. Se é autêntico, estamos horrorizados pela morte brutal de um jornalista americano inocente", assinalou a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional Caitlin Hayden.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]"Encontrem James Foley" - a campanha da família do jornalista freelancer de 40 anos - publicou uma mensagem na Internet pedindo tempo para "encontrar respostas". Foley era um experiente correspondente que cobriu a guerra na Líbia antes de se dirigir à Síria para cobrir a revolta contra Bashar al-Assad para Global Post, AFP e outros veículos.

Segundo testemunhas, Foley foi capturado no dia 22 de novembro de 2012 na província de Idlib, no norte do país. No vídeo de cinco minutos, divulgado na Internet por fontes do Estado Islâmico, o grupo declara que Foley foi executado devido à decisão do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de ordenar ataques aéreos contra posições do grupo jihadista no norte do Iraque.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação