Mundo

Desafio de balde de gelo já consumiu cerca de 5 milhões de litros de água

Ao todo, mais de 1,2 milhões de vídeos de famosos e anônimos já foram postados no Facebook, segundo levantamento do New York Times

postado em 20/08/2014 14:00
Neymar foi uma das celebridades que topou o desafio em prol da campanha de combate à esclerose lateral amiotrófica

O desafio de balde de gelo encarado por celebridades para ajudar na luta contra o tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) já consumiu cerca de 5 milhões de litros de água, o equivalente a 120 mil banhos, em média, segundo levantamento do jornal New York Times. O famoso vídeo em que o participante toma um banho de água gelada e indica mais três amigos para fazer o mesmo já se tornou febre nas redes sociais.

[SAIBAMAIS]Após celebridades internacionais como Justin Bieber, Bill Gates, Mark Zuckemberg, Jennifer Lopez e Lady Gaga e famosos brasileiros como Neymar, Luciano Huck, David Luiz, Preta Gil e Angélica aderirem a iniciativa, pessoas anônimas também quiseram participar. Ao todo, mais de 1,2 milhões de vídeos já foram postados no Facebook.



O cálculo usado pelo jornal considerou que cada balde usado tem capacidade para 4 litros de água. A quantidade de água desperdiçada significa mais de meia polegada de chuva caindo sobre 300 hectares de terra ou ainda uma chuva de verão encharcando o National Mall, em Washington, segundo a estimativa.

Na brincadeira, cada participante indica amigos para tomar o banho de água gelada e quem não cumpre o desafio em até 24h precisa doar US$ 100 para a causa. Muitos participantes fazem as duas coisas.

Apesar do consumo de água, a mobilização trouxe bons resultados para a causa. De acordo com a ALS, entre os dias 29 de julho e 12 e agosto foram arrecadados US$ 4 milhões em doações. Para ter uma ideia, no mesmo período do ano passado a entidade tinha recebido US$ 1,1 milhão de dólares. Mais de 70 mil novos doadores entraram na associação. Para colaborar com a campanha é preciso entrar no site da organização.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação