Mundo

É cada vez mais provável que executor de Foley seja britânico, diz Cameron

Apesar do culpado ainda não ter sido identificado, primeiro-ministro David Cameron acredita que o autor do crime contra o jornalista Foley seja um cidadão Britânico

postado em 20/08/2014 14:31
Apesar do culpado ainda não ter sido identificado, primeiro-ministro David Cameron acredita que o autor do crime contra o jornalista Foley seja um cidadão Britânico

Londres
- Parece "cada vez mais provável" que o carrasco não identificado que aparece no vídeo do Estado Islâmico (EI) da decapitação do jornalista americano James Foley seja um britânico, declarou nesta quarta-feira (20/8) à noite o primeiro-ministro David Cameron.

"Nós ainda não identificamos o indivíduo responsável por este ato, mas, pelo que vimos, parece cada vez mais provável que ele seja um cidadão britânico", disse o chefe governo ao sair de uma das muitas reuniões de crise presididas durante o dia. Vários especialistas tinham dado destaque ao sotaque britânico da pessoa que decapita o jornalista.

Cameron interrompeu suas férias para presidir essas reuniões, depois de o sotaque e a linguagem do carrasco terem indicado que se trataria de um cidadão das ilhas britânicas.



[SAIBAMAIS]"É algo profundamente chocante. Mas sabemos que muitos britânicos viajaram à Síria e ao Iraque para participar do extremismo e da violência. E o que temos a fazer é redobrar os nossos esforços para impedir que essas pessoas viajem", disse ele, depois de classificar o assassinato como "bárbaro e brutal".

"Cancelar o passaporte daqueles que planejam ir, prender e processar aqueles que estão envolvidos com o extremismo e a violência. Retirar o material extremista da internet e fazer o possível para manter o nosso povo seguro. Isto é o que o governo vai fazer", prometeu Cameron em frente a sua residência oficial de Downing Street.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação