Mundo

Pai de James Foley diz que filho 'morreu em martírio pela liberdade'

Em primeira declaração á imprensa, o pai do jornalista americano decapitado por jihadistas declarou que o filho havia morrido em um "martírio pela liberdade" e não merecia ser "massacrado"

Agência France-Presse
postado em 20/08/2014 15:56
Reprodução

Nova York
- O pai do jornalista americano decapitado por jihadistas na Síria falou pela primeira vez aos jornalistas depois da divulgação do vídeo da morte de seu filho, e considerou nesta quarta-feira (20/8) que James Foley havia morrido em um "martírio pela liberdade" e não merecia ser "massacrado".

Falando em frente a sua casa em Rochester (New Hampshire, nordeste dos Estados Unidos) o pai de James Foley, decapitado por jihadistas do Estado Islâmico (EI) na Síria, disse que seu filho permaneceu "valente até o fim".

"Tudo isto não faz sentido", declarou John. "A maneira como ele morreu é horrível. Testemunha a sua coragem. Acreditamos que ele morreu como um mártir, em martírio pela liberdade."

"Era a sua paixão. Ele não era louco. Ele era motivado pelo que acreditava ser o seu dever", acrescentou John Foley sobre o mais velho de seus quatro filhos, que havia sido sequestrado pela primeira vez na Líbia, em 2011, e depois no final de 2012, na Síria.

Com a voz entrecortada, John afirmou que as últimas palavras de seu filho, foram: "Eu gostaria de ter mais tempo para ver minha família".



[SAIBAMAIS]"Nós sabemos que Jimmy está livre, e que está agora nas mãos de Deus", declarou.

James Foley, de 40 anos, que trabalhava para o site de notícias GlobalPost e para a Agence France-Presse, foi decapitado por jihadistas do Estado Islâmico. Sua execução, cometida por um homem mascarado com sotaque britânico, foi postado terça-feira (19/8) na internet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação