Mundo

Ministro John Baird fará valer na Europa reivindicações sobre o Ártico

Baird pensa em abordar com seus colegas norueguês e dinamarquês "os desafios que o Ártico enfrenta"

Agência France-Presse
postado em 21/08/2014 17:56
Ottawa - O ministro canadense de Relações Exteriores, John Baird, mencionará o desenvolvimento do Ártico durante uma visita, na próxima semana, a Noruega e Dinamarca, em um contexto de crescentes tensões com a Rússia.

Baird pensa em abordar com seus colegas norueguês e dinamarquês "os desafios que o Ártico enfrenta", assim como "a melhor forma de garantir a expansão econômica e o dinamismo das coletividades do Norte", indicaram nesta quinta-feira em um comunicado os serviços do ministério.

O governo conservador de Stephen Harper, no poder há cerca de nove anos, quer estimular a extração de recursos naturais do Grande Norte, sobretudo através do Conselho do Ártico, que preside atualmente.

Entre as reivindicações territoriais sobre o Polo Norte e a construção de uma base do Exército em frente à passagem marítima do Noroeste, o governo de Harper transformou a defesa da soberania canadense sobre o Grande Norte em um dos pilares de sua política externa.



"O Canadá continua decidido a colaborar estreitamente com outros países do Ártico, como Noruega e Dinamarca, para promover e proteger seus interesses no Norte e estabelecer um enfoque mais amplo da região", disse Baird.

Desde o começo da crise entre Ucrânia e Rússia, Ottawa adotou uma linha dura com Moscou, o que impediu que a Força Aérea russa enviasse caças no limite do espaço aéreo canadense no Grande Norte. A viagem de Baird, que começa na Noruega em 22 de agosto, terminará cinco dias depois na Áustria e antes passará pela Dinamarca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação