Mundo

Anistia Internacional condena execução pública de egípcio na Líbia

O homem foi acusado de ter matado um cidadão líbio e o grupo armado Shura da Juventude Islâmica optou pela condenação porque a família da vítima se negou a perdoar o assassino

Agência France-Presse
postado em 22/08/2014 11:18
Trípoli - A Anistia Internacional condenou nesta sexta-feira (22/8) a execução pública de um egípcio em um estádio de futebol no leste da Líbia, segundo vídeo postado na internet, e afirmou que o fato fato demonstra que o país está mergulhado na anarquia total. O vídeo, que circula nas redes sociais, mostra a execução do homem no estádio de futebol de Derna, nas mãos de um grupo armado conhecido como Shura da Juventude Islâmica, aparentemente vinculado à Ansar Asharia, considerado pelo governo dos Estados Unidos um "grupo terrorista".

As imagens mostram a vítima, o egípcio Mohamed Ahmed Mohamed, transportado em uma caminhonete, com os olhos vendados, até o estádio. Homens encapuzados e armados com fuzis o obrigam a ficar de joelhos. Em uma declaração lida em voz alta, ele é acusado de ter matado um cidadão líbio de nome Khalid al Dirsi. O texto diz que o grupo decidiu executar o homem porque a família da vítima se negou a perdoá-lo.



Um dos homens encapuzados, que aparentemente seria o irmão de Khalid al Dirsi, dispara contra Mohamed Ahmed Mohamed na cabeça. Várias pessoas assistiram à execução que, segundo a Anistia, aconteceu em 19 de agosto. Uma delas exibe a bandeira branca e negra do Ansar Asharia. Segundo a Anistia Internacional, as autoridades líbias perderam o controle de Derna em 2011 e desde então não há policiais ou militares na cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação