Mundo

Caso Ferguson mostra abismo de opinião entre negros e brancos nos EUA

Segundo pesquisa, 57% dos cidadãos negros consideram que a morte de Michael Brown, 18 anos, baleado por um policial branco, "não é justificada", opinião que apenas 19% compartilha

Agência France-Presse
postado em 22/08/2014 12:14
Washington - A morte de um jovem negro nas mãos de um policial branco em Ferguson, centro dos Estados Unidos, trouxe à tona a diferença de percepção de brancos e negros em relação à polícia e à justiça, segundo revela uma pesquisa publicada nesta sexta-feira (22/8).

Desde a morte do jovem, milhares de pessoas foram as ruas de Ferguson protestar contra o racismo
Uma maioria de cidadãos negros (57%) considera que a morte de Michael Brown, 18 anos, abatido pelo policial branco Darren Wilson em 9 de agosto, "não é justificada", opinião que apenas uma minoria dos brancos (19%) compartilha.



[SAIBAMAIS]A pesquisa feita para o jornal The New York Times e o canal CBS News mostra que 68% dos brancos acham, na realidade, que não existem elementos suficientes para se pronunciar num sentido ou em outro, mas esta comunidade considera majoritariamente (67%) que os manifestantes de Ferguson foram muito longe nos distúrbios registrados na cidade.

Por outro lado, apenas 11% dos negros se sentem confiantes que as autoridades locais realizarão uma investigação justa, enquanto que 31% dos brancos confiam no sistema. A pesquisa foi realizada em 19 e 20 de agosto pela empresa SSRS of Media, que entrevistou 1.025 pessoas por telefone.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação