Mundo

Merkel pede cessar-fogo na Ucrânia e ameaça novas sanções contra a Rússia

Chanceler alemã defendeu "cessar-fogo bilateral e um controle efetivo da fronteira" entre Rússia e Ucrânia

Agência France-Presse
postado em 23/08/2014 11:15
Kiev - A chanceler alemã Angela Merkel pediu neste sábado um cessar-fogo "bilateral" no leste da Ucrânia e afirmou que não descarta a possibilidade de novas sanções contra a Rússia, durante uma visita a Kiev. "Não podemos descartar refletir sobre novas sanções se não observarmos progressos", disse Merkel sobre a busca de uma saída para crise no leste do país, onde as forças ucranianas lutam contra os separatistas pró-Rússia.

[SAIBAMAIS]Entre os dois lados beligerantes é necessário um "cessar-fogo bilateral e um controle efetivo da fronteira" entre Rússia e Ucrânia, completou. "O significado de minha visita é demonstrar que a integridade territorial da Ucrânia é crucial", disse em uma entrevista coletiva conjunta com o presidente ucraniano, Petro Poroshenko.

Ao ser questionada sobre a Crimeia, a península ucraniana anexada pela Rússia em março, Merkel chamou a medida de "ilegal" e destacou que se a Europa considerasse as ações legítimas, toda a integridade territorial do continente seria ameaçada. O presidente ucraniano declarou que não sacrificaria a soberania do país em troca da paz no leste da Ucrânia.

Merkel e Poroshenko anunciaram a criação em breve de um fundo especial de 500 milhões de euros para a reconstrução das infraestruturas em Donbas, a bacia de mineração do leste da Ucrânia devastada pelo conflito entre insurgentes pró-Rússia e as forças governamentais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação