Mundo

Islândia emite alerta vermelho e suspende tráfego aéreo devido a vulcão

Estado de alerta, ou "laranja", já estava em vigor há três dias

Agência France-Presse
postado em 23/08/2014 12:17
Reykjavik - Com a emissão de um alerta vermelho, está suspenso o tráfego aéreo sobre o vulcão Bardarbunga ,em intensa atividade nos últimos dias. "Há uma erupção debaixo da camada glacial, provavelmente pequena, que ainda não conseguiu fundir o gelo" declarou uma autoridade do Serviço Metereológico, Theodor Hervasson. Os serviços islandeses de defesa civil anunciaram na última quarta-feira (20/8) que terminaram a evacuação das imediações do vulcão, cuja atividade, ainda estável, faz com que a probabilidade de uma erupção seja incerta.

[SAIBAMAIS]Os serviços de emergência decretaram o "estado de alerta" também na quarta-feira, após o instituto meteorológico islandês elevar, na segunda-feira, para "laranja" o nível de alerta para a aviação, o que corresponde a uma "agitação alta ou em aumento, com maior possibilidade de erupção". O nível vermelho, atingido neste sábado (23/8), é oficializado quando uma erupção começa.

O Bardarbunga é um imenso vulcão localizado em uma geleira no sul do país. Se entrar em erupção, os cientistas o consideram suficientemente perigoso para afetar o tráfego aéreo no norte da Europa e no Atlântico Norte e provocar grandes danos na Islândia, principalmente inundações pelo derretimento das geleiras.



Em 2011, a Islândia teve outros episódios de erupções vulcânicas de grande sproporções. Em maio daquele ano, a
nuvem de cinzas expelida pelo vulcão Grimsv;tn, por exemplo, deixou em terra milhares de passageiros, com a paralisação do tráfico aéreo no norte europeu. Mais de 500 voos foram cancelados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação