Mundo

Especialista afirma que epidemia de ebola deve aumentar rapidamente

A epidemia, que já provocou mais de 1.500 mortes, explode em países onde os serviços de saúde não funcionam, devastados por décadas de guerra

Agência France-Presse
postado em 26/08/2014 07:37
Paris - O professor belga Peter Piot, um dos responsáveis pela descoberta do vírus ebola em 1976, afirmou nesta terça-feira (26/8) que estão reunidas as condições para que a epidemia "acelere" e lamentou a "extraordinária lentidão" da resposta da Organização Mundial da Saúde (OMS). "Nunca havia acontecido uma epidemia de tal envergadura. Há seis meses assistimos ao que se poderia chamar de ;tempestade perfeita;, porque estão reunidas todas as condições para que acelere", afirmou em uma entrevista ao jornal francês Libération.

[SAIBAMAIS]A epidemia de febre hemorrágica ebola, que já provocou mais de 1.500 mortes, "explode em países onde os serviços de saúde não funcionam, devastados por décadas de guerra. Além disso, a população desconfia radicalmente das autoridades", completa o especialista. "É necessário restabelecer a confiança. Em uma epidemia como a do ebola, não é possível fazer nada sem confiança".

O coordenador da ONU na luta contra o ebola, David Nabarro, advertiu na segunda-feira que o combate à epidemia é uma "guerra" que não está vencida de antemão e que pode durar seis meses. Piot lamentou a "extraordinária lentidão" das instituições. "A OMS despertou apenas em julho, apesar do alerta ter sido feito no início de março e da epidemia ter começado em dezembro de 2013. Agora assume a liderança, mas é muito tarde", afirmou.



No início de agosto, os especialistas da OMS consideraram que era "ético" fornecer aos pacientes medicamentos experimentais com efeitos colaterais ainda desconhecidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação