Mundo

DiCaprio lança desafio da água gelada contra extração de petróleo

Ambientalistas denunciam continuamente as consequências ambientais da exploração de areias betuminosas porque, para extraí-las, é preciso destruir hectares de florestas e escavar enormes tanques para a sedimentação da água suja

Agência France-Presse
postado em 26/08/2014 21:05
Montreal - O astro hollywoodiano Leonardo DiCaprio atribuiu ao desafio da água gelada um propósito incomum: ele o virou em si próprio em nome da luta de nativos afetados pela extração de petróleo no Canadá e mencionou o primeiro-ministro do país. O ator e diretor trabalha atualmente na província de Alberta (oeste) em um documentário sobre a extração de areias betuminosas, uma atividade criticada pelo impacto ambiental que causa.

[SAIBAMAIS]Em um vídeo publicado em sua conta do Facebook, DiCaprio aparece entre dois chefes de comunidades autóctones que vivem perto das zonas de extração, onde foram registrados casos pouco habituais de câncer e nos últimos anos apareceram peixes mutantes. "Estou em Alberta para me informar sobre as areias betuminosas canadenses e seu impacto no clima, na terra, na água, e na saúde das comunidades autóctones que vivem aqui", disse o ator, antes de praticar o ritual popularizado pela Associação AS, que luta contra a esclerose lateral amiotrófica.

A brincadeira, repetida por milhares de pessoas em todo o mundo, consiste em levar um banho de água gelada ou fazer uma doação para a organização. Foi inventada para arrecadar fundos e criar consciência sobre a gravidade da doença. Mas antes de que DiCaprio jogasse a água gelada no chamado "#IceBucketChallenge", dois chefes ameríndios desafiaram o presidente da associação petroleira canadense e o presidente do grupo canadense Suncor a fazerem o mesmo.

Leia mais notícias em Mundo

Já DiCaprio convidou o premier canadense, Stephen Harper, grande artífice do desenvolvimento da indústria do petróleo em seu país, a se molhar. Ambientalistas denunciam continuamente as consequências ambientais da exploração de areias betuminosas porque, para extraí-las, é preciso destruir hectares de florestas e escavar enormes tanques para a sedimentação da água suja.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação