Mundo

Associação de policiais faz alerta para alta da criminalidade em NY

A taxa de tiroteios na cidade aumentou 13% em comparação com o ano passado

Agência France-Presse
postado em 26/08/2014 22:20
Nova York - Nova York corre o risco de voltar "à época de criminalidade em alta" com o atual prefeito Bill de Blasio, alertou o chefe da maior associação de policiais da cidade nesta terça-feira, em uma dura crítica ao democrata. "A degradação em nossas ruas está aumentando", disse Ed Mullins, presidente da Associação Beneficente de Sargentos, orientando o Partido Democrata a escolher outra cidade para realizar sua convenção em 2016.

Em uma carta aberta que ocupou uma página inteira do jornal The New York Times, Mullins diz que a cidade "está cambaleando para trás, para a época de criminalidade em alta, com os espaços públicos infestados de perigo e com famílias andando nas ruas preocupadas com sua segurança". Mullins, que lidera uma associação que se considera a maior união de oficiais da polícia dos Estados Unidos, disse que a taxa de tiroteios deu um salto de 13% na cidade em comparação com o ano passado.

Leia mais notícias em Mundo

Ele acusou de Blasio de fazer "escolhas perigosas" e disse que o Departamento de Polícia de Nova York (NYPD, na sigla em inglês) está "com escassez de pessoal, sobrecarregada e mal paga." De Blasio logo reagiu, afirmando: "Nós somos a metrópole mais segura dos Estados Unidos. Isto é fato consumado." "Nós somos a metrópole mais segura dos Estados Unidos porque temos a melhor força policial dos Estados Unidos; eu disse isso várias vezes."

A taxa de criminalidade caiu 3,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, disse. "Nós temos alguns problemas com crimes a resolver, com certeza. Sempre temos desafios", afirmou. De Blasio acusou a associação de tentar "impor sua posição em negociações trabalhistas" semeando o medo. "Eu acredito que esta é uma atitude irresponsável deles", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação