Mundo

Erdogan entrega a Davutoglu direção do partido governante na Turquia

"Os nomes não têm importância. Os nomes mudam hoje, mas essencialmente a missão, o espírito, os objetivos e os ideais continuam os mesmos", declarou Erdogan

Agência France-Presse
postado em 27/08/2014 09:30
Ancara - O presidente eleito da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, entregou nesta quarta-feira a direção do partido islamita-conservador no poder ao seu sucessor e futuro primeiro-ministro Ahmed Davutoglu, em uma convenção de seu partido em Ancara.

[SAIBAMAIS]"Os nomes não têm importância. Os nomes mudam hoje, mas essencialmente a missão, o espírito, os objetivos e os ideais continuam os mesmos", declarou Erdogan diante de mais de 30.000 militantes reunidos em um congresso extraordinário do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP).

Davutoglu, de 55 anos, ex-conselheiro diplomático e depois ministro das Relações Exteriores, foi designado na semana passada pela direção do AKP para suceder Erdogan como chefe de partido e primeiro-ministro.

A nomeação de Davutoglu, único candidato, será formalmente aprovada pelos militantes do AKP até o fim do dia.



Erdogan, primeiro-ministro desde 2003, foi eleito chefe de Estado no dia 10 de agosto para um mandato de cinco anos. Sucede no cargo seu correligionário do AKP, Abdullah Gul.

Erdogan, decidido a conservar as rédeas do poder, anunciou a intenção de reforçar as prerrogativas do presidente - até agora muito protocolares - mediante uma reforma da Constituição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação