Mundo

Otan quer reforçar presença no leste europeu ante atitude da Rússia

A declaração foi dada pelo secretário-geral Anders Fogh Rasmussen em entrevista a vários jornais europeus

Agência France-Presse
postado em 27/08/2014 10:26
Bruxelas - A Otan deseja ter capacidade para posicionar tropas e armamentos dentro de alguns dias no leste da Europa ante a atitude da Rússia na crise ucraniana, afirmou o secretário-geral Anders Fogh Rasmussen em entrevista a vários jornais europeus.

[SAIBAMAIS]Os 28 membros da Aliança Atlântica preveem adotar, na próxima semana, durante a reunião de cúpula no País de Gales, um plano com o objetivo de intensificar a ação de suas tropas, em particular a força de reação rápida. Atualmente, esta força necessita de vários dias para ser operacional.

"Este plano tem como objetivo conseguir agir rapidamente neste ambiente completamente novo na Europa", explicou Rasmussen ao jornal The Guardian, pois, segundo ele, "os russos podem, em um período de tempo bem curto, transformar um grande exercício militar em uma ofensiva militar".



Vários exercícios militares de grande envergadura foram realizados pelo exército russo nos últimos meses, gerando preocupação na Ucrânia e também nos países bálticos e Polônia, que pedem bases permanentes da Otan em seus territórios. Este pedido divide os aliados, e é percebido por Moscou como uma provocação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação