Mundo

Primeiro ministro de Israel diz que exigências do Hamas não foram atendidas

"Nós não vamos tolerar qualquer disparo contra Israel e nossa resposta será ainda mais forte", diz o premiê

Agência France-Presse
postado em 27/08/2014 16:26
Benjamin Netanyahu:
Jerusalém -
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quarta-feira que o Hamas não teve suas exigências atendidas para assinar um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

"O Hamas foi duramente atingido", considerou Netanyahu durante uma coletiva de imprensa em Jerusalém, em sua primeira declaração pública desde a entrada em vigor de uma trégua entre as duas partes em conflito, concluída na terça-feira à noite.

"Para assinar o cessar-fogo, o Hamas exigia um porto e um aeroporto em Gaza, a libertação de prisioneiros palestinos, a mediação do Catar e da Turquia, o pagamento de salários, além de outros pedidos, mas, mais uma vez, não obteve nada", garantiu.

"Concordamos em ajudar a reconstruir o país por razões humanitárias, mas apenas sob nosso controle", acrescentou.

[SAIBAMAIS]Listando os "êxitos" da operação "Barreira Protetora", o primeiro-ministro israelense disse que "o Hamas não sofria uma derrota desta magnitude desde a sua criação".



"Nós destruímos os túneis de ataque, matamos cerca de 1.000 soldados inimigos, incluindo líderes do movimento, destruímos milhares de foguetes e centenas de postos de comando. Também impedimos ataques por terra contra Israel e com o sistema antimísseis ;Iron Dome;, e, com isso, evitamos que milhares de israelenses fossem mortos foguetes disparados a partir de Gaza", disse ele.

Ao lado do ministro da Defesa, Moshe Yaalon, e do chefe de Estado-Maior, Benny Gantz, Netanyahu acrescentou que "é muito cedo para saber se a calma vai voltar a longo prazo".

"Nós não vamos tolerar qualquer disparo contra Israel e nossa resposta será ainda mais forte", insistiu.

A um jornalista que perguntou sobre o fato de o Hamas estar cantando vitória, Netanyahu sugeriu não "ficar impressionado com suas festas, porque o Hamas sabe o alto preço que pagou".

Questionado sobre o futuro das negociações com os palestinos, o primeiro-ministro israelense recusou-se a dar detalhes, mas garantiu que Israel "ficaria feliz em ver Mahmud Abbas no poder em Gaza".

Um canal de televisão israelense havia publicado uma pesquisa minutos antes de sua coletiva de imprensa, mostrando uma significativa queda no nível de popularidade de Netanyahu.

De acordo com a pesquisa, apenas 32% dos israelenses acreditam que o primeiro-ministro conduziu de maneira correta a operação de combate ao Hamas, contra 59% que acham que ele não esteve à altura do problema.

A pesquisa também revelou que 54% dos israelenses se opõem ao cessar-fogo, contra 37% que o apoiam.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação