Mundo

Após advertência da OMS, testes de vacina contra o ebola serão acelerados

A vacina é um projeto conjunto do laboratório farmacêutico GlaxoSmithKline e a organização não governamental médica britânica Wellcome Trust, entre outros organismos

Agência France-Presse
postado em 28/08/2014 10:31
Diretor-Geral Bruce Aylward durante coletiva de imprensa sobre a estratégia da OMS para combater o ebola, na sede das Nações Unidas, em Genebra

Londres -
Os testes de uma nova vacina contra o Ebola serão acelerados e o produto começará a ser administrado em setembro a voluntários saudáveis do Reino Unido, Gâmbia e Mali, anunciou em Londres o consórcio responsável.

[SAIBAMAIS]A vacina é um projeto conjunto do laboratório farmacêutico GlaxoSmithKline e a organização não governamental médica britânica Wellcome Trust, entre outros organismos, segundo um comunicado.

O anúncio coincide com a advertência da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que o vírus Ebola pode afetar a médio prazo até 20.000 pessoas, mas que espera deter a progressão da doença nos próximos três meses.

Os testes para medir a segurança e efetividade da vacina acontecerão, entre outros centros médicos, no Instituto Jenner da Universidade de Oxford.



Ao mesmo tempo em que os testes serão realizados, a GlaxoSmithKline produzirá 10.000 doses para que, no caso de êxito dos testes, a OMS possa iniciar imediatamente um programa de vacinação de emergência nas comunidades mais afetadas.

Os testes devem ser concluídos ao fim de 2014. "Os acontecimentos trágicos na África exigem uma resposta urgente", disse o professor Adrian Hill, diretor do Instituto Jenner.

"Nos últimos anos, as pesquisas com vacinas similares imunizaram com sucesso as crianças e adultos contra uma variedade de doenças. Nós, junto com os outros participantes no projeto, somos otimistas de que esta vacina candidata será útil contra o Ebola".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação