Mundo

Grandes mudanças da China são ilustradas em novo dicionário do país

Entre as novas referências do "Dicionário padrão do chinês moderno" figura uma nova acepção do termo "tuhao", uma combinação de "terra", "ordinário" e "poderoso"

Agência France-Presse
postado em 28/08/2014 11:21
Pequim - A rápida evolução vivida pela China ficou refletida na última edição do dicionário da autoridade nacional da língua, que inclui termos sobre os novos ricos ou a poluição atmosférica, informou a imprensa nesta sexta-feira.

Entre as novas referências do "Dicionário padrão do chinês moderno" figura uma nova acepção do termo "tuhao", uma combinação de "terra", "ordinário" e "poderoso" que até pouco tempo era utilizada para os proprietários de terras ostentosos do campo.

Mas este vocábulo foi adotado pelos internautas para se referir aos novos ricos que "não contam com educação ou valores corretos", segundo um comunicado.

A China viveu nos últimos anos um boom econômico que foi acompanhado por um aumento das desigualdades, e uma pequena elite conta agora com uma enorme riqueza.



O repertório também inclui a expressão "partículas finas", em referência às micropartículas suspensas no ar poluído das grandes cidades chinesas, que se tornou uma das principais preocupações da população.

Este dicionário, publicado pela primeira vez em 2004, tem o objetivo de "enunciar as normas nacionais para a língua e os ideogramas chineses e guiar os professores e os estudantes", lembrava nesta quinta-feira o jornal estatal China Daily.

O glossário está apoiado pelo Comitê Nacional da Língua, o regulador do idioma, dependente do ministério da Educação.

Entre as novas entradas na edição de 2014 também figuram "comércio on-line" ou "Weixin", o nome chinês do aplicativo de mensagens instantâneas WeChat, muito popular no país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação