Mundo

Jihadistas incendeiam campo petrolífero no norte do Iraque

O campo de Ain Zalah encontra-se 70 km ao nordeste de Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, que o EI controla desde 10 de junho

Agência France-Presse
postado em 28/08/2014 11:49

Kirkuk - Os jihadistas incendiaram nesta quinta-feira um campo petrolífero que controlavam no norte do Iraque, antes de se retirar diante de uma ofensiva das forças curdas na zona, indicaram as autoridades locais.

Os jihadistas do Estado Islâmico (EI) incendiaram três poços petrolíferos antes de abandonar o campo de Ain Zalah, do qual haviam se apoderado no início de agosto, indicou um funcionário da Companhia Petrolífera do Norte.

O campo de Ain Zalah encontra-se 70 km ao nordeste de Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, que o EI controla desde 10 de junho.

Um coronel das forças curdas iraquianas indicou que elas haviam lançado um ataque de grandes proporções contra os jihadistas, que os obrigou a se retirar de vários povoados nesta zona petrolífera.



O EI lançou no dia 9 de junho uma ofensiva que lhes permitiu tomar o controle de diversos territórios em cinco províncias do norte, do oeste e do leste do país. No início de agosto estenderam sua campanha em direção ao Curdistão.

O EI teria obtido importantes fundos da venda de petróleo extraído dos campos que controla. A ofensiva jihadista afetou a produção de petróleo no norte do Iraque, o que não foi o caso para os grandes campos e terminais de exportação do sul do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação