Mundo

Jihadistas fazem questão de filmar suas atrocidades na Síria

Sites jihadistas dizem que os mortos são soldados sírios executados pelos combatentes ultra-radicais do Estado Islâmico (EI), que espalham o terror na Síria e no Iraque

Agência France-Presse
postado em 28/08/2014 15:23
A câmera dos jihadistas foca em vinte corpos de homens em roupas íntimas empilhados em um local desértico na Síria, enquanto um jovem vestido com uma tradicional túnica preta observa calmamente a cena terrível antes de se afastar.

Segundo sites jihadistas onde o vídeo de 2 minutos foi postado nesta quinta-feira (28/8), os mortos são soldados sírios executados pelos combatentes ultra-radicais do Estado Islâmico (EI), que espalham o terror na Síria e no Iraque.

Após um close nos corpos empilhados, a câmera se afasta, filma um monte rochoso onde é possível ver outro grupo de homens, vestindo apenas cueca: uma longa fila de cerca de 160 corpos deitados sem vida um ao lado do outro.

Não há traços de sangue ou bala em suas costas. Dez homens, que parecem ser habitantes locais, também observam a cena macabra.

Nas primeiras imagens do vídeo, cerca de uma centena de jovens, apresentados como soldados, marcham ao longo de uma estrada do deserto apenas de cueca, descalços, com as mãos na cabeça, cercados por jihadistas armados, um dos quais carrega a bandeira de sua organização. Os combatentes gritam "Estado Islâmico" e outros respondem "Ele é imutável."

J

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) informou que os jihadistas do EI executaram a tiros na madrugada desta quinta-feira mais de 160 soldados do regime sírio na província de Raqa.

De acordo com o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, os soldados foram capturados durante a tomada no domingo do aeroporto militar de Tabqa, na província de Raqa, e durante a sua fuga do aeroporto nesta madrugada para a cidade de Esraya, na província de Hama.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação