Mundo

Comandante das forças especiais dos Estados Unidos passa à reserva

McRaven, 58 anos, é considerado por especialistas e por seus companheiros de armas como o mentor de uma nova estratégia militar americana

Agência France-Presse
postado em 29/08/2014 00:26
Washington- O chefe das forças especiais dos Estados Unidos, almirante William McRaven, que supervisionou a operação que matou Osama Bin Laden no Paquistão, anunciou nesta quinta-feira sua passagem à reserva.

McRaven, 58 anos, é considerado por especialistas e por seus companheiros de armas como o mentor de uma nova estratégia militar americana, que favorece as intervenções rápidas das forças especiais no mundo no lugar do envio de tropas em grande escala.

[SAIBAMAIS]Durante a cerimônia de entrega do comando, o secretário americano de Defesa, Chuck Hagel, destacou que o almirante McRaven permitiu "o aprofundamento das relações com os países estrangeiros, trabalhando em colaboração com os aliados e sócios dos Estados Unidos para antecipar e contra-atacar melhor as ameaças".

O almirante desenvolveu especialmente os laços com as demais forças especiais através do mundo e criou um "centro de coordenação" em Tampa (Flórida), onde colaboram oficiais de dez países.

Leia mais notícias em Mundo

Em seu discurso de despedida, McRaven recordou que as forças especiais eram "relegadas a um segundo plano, mas após os atentados do 11 de Setembro tudo mudou".

Dez anos depois do 11 de Setembro, "as forças especiais vivem sua idade de ouro, em uma época que exige nossos talentos mais singulares".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação