Mundo

ONU calcula que número de refugiados sírios ultrapassa três milhões

Há menos de um ano, o número de refugiados registrados era de dois milhões. Mais de 191 mil pessoas morreram na Síria desde o início do conflito

Agência France-Presse
postado em 29/08/2014 08:02
Genebra - Mais de três milhões de sírios fugiram da guerra civil que afeta o país e se tornaram refugiados, um milhão deles no último ano, informou a ONU nesta sexta-feira (29/8). "A crescente crise de refugiados da Síria ultrapassará hoje três milhões de pessoas", afirma um comunicado da agência de refugiados da ONU (ACNUR).

Fumaça é vista após explosão perto da fronteira entre Quneitra e as Colinas de Golã, controladas por Israel e Síria
O número não inclui centenas de milhares de pessoas que fugiram sem o registro de refugiados. Há menos de um ano, o número de refugiados registrados era de dois milhões, recordou a agência, que ressalta as "cada vez mais horrorosas condições dentro do país" que explicam o aumento.



[SAIBAMAIS]"Há cidades onde a população está cercada, as pessoas têm fome e os civis estão sendo assassinados indiscriminadamente". Mais de 191 mil pessoas morreram na Síria desde o início do conflito, em março de 2011.

Além dos refugiados, a violência provocou o deslocamento de 6,5 milhões de pessoas dentro do país, o que significa que quase 50% dos sírios foram obrigados a fugir de suas casas, segundo a ACNUR. Metade dos afetados são crianças, lamenta a agência. A grande maioria dos sírios, por volta de 1,14 milhão, buscou refúgio no Líbano, outros 608 mil na Jordânia e 815 mil na Turquia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação