Mundo

Capacetes azuis detidos por rebeldes sírios estão vivos

Altos funcionários das Nações Unidas tentam obter a libertação dos 44 capacetes azuis retidos pelos rebeldes sírios, que sitiam outros 81 soldados filipinos da UNDOF nas Colinas de Golã

Agência France-Presse
postado em 30/08/2014 00:16
As Nações Unidas receberam nesta sexta-feira (29/8) garantias de que os 44 capacetes azuis detidos por rebeldes sírios na região das Colinas de Golã estão bem e com boa saúde, informou um funcionário da ONU.

"Recebemos garantias, de fontes confiáveis, de que os 44 soldados da UNDOF (Força das Nações Unidas de Observação da Fronteira) estão sãos e salvos e com boa saúde", disse o porta-voz da ONU Stephane Dujarric. "A UNDOF não mantém contato com os capacetes azuis" de Fiji, mas os comandantes desta força da ONU foram "informados que a intenção dos rebeldes é levar os soldados da paz para fora do campo de batalha, para um local mais seguro", acrescentou Dujarric.

Altos funcionários das Nações Unidas tentam obter a libertação dos 44 capacetes azuis retidos pelos rebeldes sírios, que sitiam outros 81 soldados filipinos da UNDOF nas Colinas de Golã. "As conversações estão em andamento e não quero entrar em detalhes", segundo Dujarric.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]O porta-voz acrescentou que os 81 soldados filipinos sitiados "não foram feridos, estão bem e mantêm contato regular" com a ONU. Os capacetes azuis da ONU são encarregados de supervisionar a trégua entre Israel e Síria na zona fronteiriça. Além dos militares de Fiji e das Filipinas, outros quatro países contribuem com homens para esta força: Índia, Irlanda, Nepal e Holanda.

As fontes da ONU informaram que observadores desta força já haviam sido detidos duas vezes no ano passado e posteriormente libertados ilesos. Segundo Dujarric, os capacetes azuis foram capturados em meio a violentos combates entre o Exército sírio e grupos armados da oposição.

O incidente ocorreu na região de Al-Qunaytirah, na zona de separação delimitada em 1974 entre Síria e Israel e patrulhada pela a la UNDOF. O Conselho de Segurança acusou grupos "terroristas e membros de grupos armados instáveis" pelo sequestro, sem dar detalhes.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, "condenou energicamente a detenção" dos capacetes azuis de Fiji e pediu a "suspensão das restrições" de deslocamento dos 81 soldados filipinos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação