Mundo

'Grupo de contato' sobre crise ucraniana se reunirá na segunda em Minsk

Segundo um comunicado da chancelaria russa, foi destacado o importante papel destes encontros, realizados em um contexto de agravamento do conflito

Agência France-Presse
postado em 30/08/2014 15:13
Minsk - O grupo de contato sobre a crise na Ucrânia, formado por Kiev, Moscou e pela OSCE, se reunirá na segunda-feira em Misnk, anunciou neste sábado o ministério bielorrusso de Relações Exteriores, sem fornecer mais detalhes.

Segundo um comunicado da chancelaria russa, o chefe da diplomacia do país, Serguei Lavrov, e seu colega francês, Laurent Fabius, destacaram durante uma conversa por telefone o importante papel destes encontros, realizados em um contexto de agravamento do conflito.

Leia mais notícias em Mundo

Pouco antes, o presidente russo, Vladimir Putin, e o chefe de Estado bielorrusso, Alexandre Lukashenko, haviam declarado que as negociações do grupo de contato tinham que incluir "representantes das autoridades de Kiev, das regiões do sudeste (da Ucrânia), da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa, e da Rússia".

Em uma entrevista à agência de notícias russa Ria-Novosti, Andrei Purguin, líder pró-russo da região de Donetsk, também anunciou a presença de separatistas nesta reunião.

Os rebeldes pró-russos lançaram uma grande contra-ofensiva contra as forças governamentais na Ucrânia. Kiev, a Otan e os países ocidentais acusam a Rússia de ter enviado tropas regulares para lutar ao lado dos separatistas, acusações que Moscou desmente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação