Mundo

Estado Islâmico cria primeira província com união de Bukamal e Al-Qaim

O EI, acusado de atrocidades no Iraque e na Síria, proclamou, no fim de junho, um califado da cidade síria de Aleppo até a província iraquiana de Dilaya

Agência France-Presse
postado em 30/08/2014 19:19
[SAIBAMAIS] Beirute - O grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que proclamou em junho um califado nos territórios sob seu controle em Iraque e Síria, criou sua primeira província entre ambos os países, anunciou neste sábado o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH). "Uniram as cidades de Bukamal, na Síria, e Al-Qaim, no Iraque, bem como as populações vizinhas, no que batizaram de província de Al-Furat (Eufrates), afirmou à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.

Leia mais notícias em Mundo


As cidades de Bukamal (leste da Síria) e Al-Qaim (oeste do Iraque) se situam nos dois lados da fronteira, e são cortadas pelo rio Eufrates. "Eles garantem que, assim, rompem as fronteiras criadas no Tratado de Sykes-Picot", acrescentou Rahman, referindo-se ao acordo franco-britânico sobre a divisão do Oriente Médio no fim da Primeira Guerra.

O EI, acusado de atrocidades no Iraque e na Síria, proclamou, no fim de junho, um califado da cidade síria de Aleppo (norte) até a província iraquiana de Dilaya (leste), e nomeou seu líder Abu Bakr al-Bagdadi o califa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação