Mundo

Japão detecta ao menos 22 casos de dengue após 70 anos sem a doença

O ministério da Saúde informou que 19 novos casos foram confirmados desde a semana passada, quando três foram detectados

Agência France-Presse
postado em 01/09/2014 08:56
Tóquio - Ao menos 22 casos autóctones de dengue foram detectados nos últimos dias no Japão, os primeiros nos últimos 70 anos, indicou nesta segunda-feira o governo.

O ministério da Saúde informou que 19 novos casos foram confirmados desde a semana passada, quando três foram detectados.

Todas as pessoas infectadas ou sob suspeita têm em comum o fato de terem passado pelo parque Yoyogi, no coração de Tóquio, um lugar muito movimentado e no qual foram picadas por mosquitos, segundo informações das autoridades de saúde locais e da imprensa.

As autoridades ordenaram fumigar os locais com 800 litros de inseticida para tentar eliminar os mosquitos portadores do vírus. Os últimos casos de infecção de dengue no Japão ocorreram em 1945.



A dengue, também chamada de "gripe tropical", é uma infecção transmitida por mosquitos, e não entre pessoas. As autoridades acreditam que os infectados foram picados por um ou mais mosquitos que, por sua vez, picaram uma pessoa infectada proveniente do exterior.

Embora os casos autóctones de dengue no Japão sejam raros, segundo o ministério da Saúde são registrados 200 casos importados por ano.

A disponibilização de uma vacina contra esta doença é algo complexo, já que existem até quatro tipos diferentes de dengue.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação