Mundo

China instaura dia para celebrar mortos em guerra em plena tensão com Japão

No domingo, o comitê permanente do Parlamento chinês declarou o dia 30 de setembro como o Dia dos Mártires

Agência France-Presse
postado em 01/09/2014 09:18
Pequim - O Parlamento chinês instaurou um dia para celebrar os mortos em guerras contra potências invasoras, em plena tensão com Tóquio pelo legado da Segunda Guerra Mundial e por uma disputa territorial, anunciou a imprensa local nesta segunda-feira.

No domingo, o comitê permanente do Parlamento chinês declarou o dia 30 de setembro como o Dia dos Mártires, que todos os anos será celebrado com "atos em todo o país", indicou a agência oficial Xinhua.

Pequim define os mártires como "pessoas que sacrificaram sua vida pela independência nacional e prosperidade".

"O objetivo é dar publicidade às conquistas e às personalidades dos mártires, e cultivar o patriotismo, o coletivismo e a moral socialista, a fim de consolidar a coesão da nação chinesa", acrescentou a Xinhua, citando o comitê permanente do Parlamento, câmara de ressonância das decisões tomadas pelo Partido Comunista.

Os comunistas chineses costumam afirmar que desde que tomaram o poder, em 1949, o país superou mais de um século de humilhações pelas mãos de potências estrangeiras, que começaram no século XIX com as guerras do ópio.



Nos últimos anos se voltou especialmente contra o Japão, que invadiu a China na década de 1930. Os dois países travaram uma guerra total entre 1937 e 1945. Segundo Pequim, mais de 20 milhões de pessoas morreram devido à ocupação japonesa.

Os dois países mantêm uma relação tensa, por questões de interpretação da história e por uma disputa territorial no mar da China Oriental em torno das ilhas Senkaku, administradas por Tóquio e exigidas por Pequim sob o nome de Diaoyu.

A China costuma protestar quando algum membro do governo japonês visita o santuário de Yasukuni, que honra a memória dos mortos japoneses, entre eles 14 criminosos de guerra.

Em fevereiro, a China declarou o dia 3 de setembro como o dia de celebração da derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação