Mundo

Estado Islâmico usa bombas de fragmentação na Síria, segundo ONG

Segundo a Human Rights Watch (HRW), a arma foi usada em combates entre o grupo jihadista e as forças curdas em torno de Ain al-Arab, reduto curdo da província de Aleppo

Agência France-Presse
postado em 01/09/2014 10:25
Os jihadistas do Estado Islâmico (EI) utilizaram bombas de fragmentação na Síria, e o regime de Damasco também continua usando esta arma proibida, afirma a Human Rights Watch (HRW). A ONG se baseia em relatórios fornecidos por dirigentes curdos locais para afirmar que o EI usou esse tipo de bomba nos dias 12 de julho e 14 de agosto.

Segundo a HRW, a arma foi usada em combates entre o grupo jihadista e as forças curdas em torno de Ain al-Arab, reduto curdo da província de Aleppo, perto da fronteira com a Turquia. Parece que é a primeira vez que os radicais islamitas usam esse tipo de arma, e ninguém sabe como tiveram acesso a ela.



As bombas de fragmentação podem ser lançadas pela artilharia ou aviação. Como diz o nome, elas se fragmentam em pequenas bombas que podem matar ou ferir mesmo um tempo depois de terem sido lançadas. Mais de 191 mil pessoas morreram desde o início da guerra na Síria, em março de 2011, segundo a ONU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação