Mundo

Alemanha inaugura memorial dedicado a deficientes mortos por nazistas

É o quarto memorial do tipo inaugurado na capital alemã nos últimos 10 anos, depois dos dedicados aos judeus, homossexuais e ciganos

Agência France-Presse
postado em 02/09/2014 10:46
Berlim - A Alemanha inaugurou nesta terça-feira (2/9) um memorial nacional dedicado aos 300 mil enfermos e deficientes assassinados sistematicamente pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Visitante coloca coroa de flores em memorial para as vítimas de nazistas, em Berlim
Este é o quarto memorial do tipo inaugurado na capital alemã nos últimos 10 anos, depois dos dedicados aos judeus, homossexuais e ciganos. "Este é um dia que esperávamos há muito tempo", declarou o prefeito de Berlim, Klaus Wowereit, antes de uma cerimônia para 500 convidados.

Após anos de ativismo de parentes dos assassinados e outros cidadãos alemães, o Parlamento aprovou em novembro de 2011 a construção do memorial dedicado às vítimas do que os nazistas chamavam "programa de eutanásia".



"Os ativistas tiveram que lutar não apenas contra o esquecimento, mas também contra poderosos oponentes, como as organizações científicas que negavam qualquer participação nos assassinatos de ;eutanásia; e os cientistas protegidos que se tornaram criminosos", afirmou Wowereit.

O edifício tem uma parede de vidro azul com painéis explicativos, que detalham a campanha dos nazistas para exterminar enfermos e deficientes físicos e mentais, assim como pessoas consideradas "inadaptadas" sociais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação