Mundo

Justiça espanhola ordena libertação de pais de criança com tumor no cérebro

Pais do pequeno britânico o tiraram de um hospital na Inglaterra, descontentes com o tratamento administrado

Agência France-Presse
postado em 02/09/2014 16:00
Pais de Ashya King foram presos no sábado (30/9)
Madri -
A justiça espanhola ordenou na noite desta terça-feira a libertação imediata dos pais de Ashya King, o menino britânico de cinco anos que sofre com um tumor cerebral e saiu do hospital sem permissão médica.

Este anúncio foi feito após a decisão da justiça britânica de ordenar a retirada do mandado de prisão contra o casal, preso no sábado no sul da Espanha. "Com a retirada do mandado emitido pelas autoridades britânicas, o Tribunal Nacional não vai esperar até amanhã, quando os pais se apresentariam ao juiz, e concordou com a libertação imediata", informou uma fonte próxima ao caso.

Desta forma, Brett King, de 51 anos, e Naghemeh King, de 45, poderão deixar nas próximas horas a prisão de Soto del Real, em Madri.

Mais cedo, a promotoria britânica decidiu arquivar o processo contra o casal, para que possa se reunir com seu filho o mais rápido possível" no hospital em Málaga (sul da Espanha), onde ele está internado, segundo um comunicado. "Ficou provado que o senhor e a senhora King tomaram precauções para proteger a saúde de Ashya", acrescentou a promotoria, garantindo que não irá tomar novas medidas contra o casal.



[SAIBAMAIS]Os pais de pequeno britânico o tiraram na quinta-feira de um hospital em Southampton (sul da Inglaterra), descontentes com o tratamento que o jovem recebia e com o objetivo de levá-lo para a República Tcheca, onde teria acesso a uma terapia menos agressiva do que a radioterapia.

Mas ao chegarem na Espanha, onde tentariam vender uma propriedade para custear o tratamento, os pais de Ashya King foram detidos a pedido das autoridades britânicas. Depois da detenção ocorrida no sábado no sul da Espanha, os pais de Ashya compareceram na segunda-feira a uma audiência.

Ambos não aceitaram ser entregues às autoridades britânicas, que haviam alertado a Interpol sobre sua fuga, afirmando temer pela vida de Ashya King, operado recentemente e que depende de uma sonda nasogástrica para sua alimentação.

Cameron apoia os King

Embora inicialmente o caso tenha sido registrado como um sequestro que colocava em risco a vida da criança, a opinião pública britânica logo voltou-se contra o que considerou um excesso de zelo policial e médico, e até mesmo o primeiro-ministro David Cameron expressou apoio aos pais.

"Fico feliz em saber que a ordem de prisão contra os pais de Ashya King foi retirada. É importante que a criança receba tratamento e o amor de sua família", escreveu Cameron no Twitter após saber da decisão da promotoria.

A polícia, muito criticada, também saudou a decisão da promotoria e, implicitamente, acusou o hospital de Southampton onde Ashya estava internado. A promotoria "tomou a decisão correta ao retirar a ordem de detenção europeia", declarou Simon Hayes, comissário-geral da polícia do condado de Hampshire, onde o caso teve início.

A polícia disse na quinta-feira que a criança estaria em perigo se não recebesse atendimento médico diário e se a bateria da sonda que o alimenta se esgotasse.

Mas o irmão de Ashya, Naveed, divulgou um vídeo no qual detalha todas as precauções tomadas para a viagem da criança. "A vida da criança não esteve em perigo em momento algum. O pai sabe controlar perfeitamente a máquina que o alimenta", afirmou seu advogado espanhol, Juan Isidro Fernández Díaz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação