Mundo

Obama e líderes europeus se reunirão com presidente da Ucrânia

Encontro pretende ajudar a definir o apoio das potências ocidentais à Ucrânia

Agência France-Presse
postado em 03/09/2014 18:50
Newport - Os chefes de Estado e de Governo Barack Obama, David Cameron, Angela Merkel, François Hollande e Matteo Renzi vão se reunir com o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, antes do início da cúpula da Otan em Newport (oeste da Grã-Bretanha), disse uma fonte britânica.

[SAIBAMAIS]O encontro é parte do principal objetivo político da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), na quinta e na sexta-feira: definir o apoio das potências ocidentais à Ucrânia.

"Uma das nossas prioridades para a cúpula é a resposta da Otan à Ucrânia. A Aliança Atlântica deve mostrar claramente que as ações da Rússia são inaceitáveis e que nos mantemos ao lado da Ucrânia e apoiamos o seu direito de decidir o futuro do país", acrescentou a fonte do governo britânico consultada pela AFP.



A reunião de Poroshenko com os presidentes de Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, França e Itália "será um sinal claro de seu apoio à soberania da Ucrânia e de que a Rússia tem a responsabilidade de reduzir a tensão" no país vizinho.

Poroshenko foi convidado a participar da cúpula da Otan. Embora não seja membro da organização, o país já assinou acordos de associação com a Aliança.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação