Mundo

Jovem latino americaniza currículo para conseguir emprego nos EUA

José Zamora virou Joe e recebeu uma avalanche de propostas

postado em 05/09/2014 09:51
José Zamora virou Joe e recebeu uma avalanche de propostas

O americano de origem latina José Zamora seguia diariamente a mesma rotina. Logo cedo, ligava o computador e começava uma extensa busca por oportunidades de emprego. Enviava de 50 a 100 currículos por dia.


Apesar do empenho em tentar conseguir o tão sonhado emprego, a caixa de e-mail do rapaz continuava vazia, nada de propostas. Sem entender o real motivo pelo qual nenhuma empresa se interessou em contratá-lo, José resolveu fazer algo diferente: americanizou o currículo e tirou a letra ;s; do nome.

Agora José é Joe Zamora, um legítimo nome norte-americano e, após retomar a velha rotina, enviou o novo currículo para os mesmos e-mails e recebeu uma avalanche de propostas. Zamora faz questão de destacar que a única alteração que ele fez no documento foi no nome, os cursos e experiências profissionais continuaram intactas.

Segundo o jornal The New York Times, os empregadores americanos discriminam nomes que podem pertencer a negros ou latinos. ;Eu tive de tirar uma letra para conseguir um cargo;, disse Zamora. ;Às vezes eu acho que as pessoas não estão nem conscientes de que estão julgando, mesmo que seja pelo nome, mas eu acho que nós fazemos isso o tempo todo.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação