Mundo

Michael Schumacher deixa hospital para receber tratamento em casa

A porta-voz da família de Schumacher informou que ele teve bastante progresso em relação à gravidade de seu estado

Agência France-Presse
postado em 09/09/2014 10:30
Fãs de todo o mundo torcem pela recuperação do ex-piloto de Fórmula 1

Genebra
- O ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher saiu do hospital de Lausanne, no qual recebia tratamento após o acidente de esqui que sofreu em dezembro do ano passado, e continuará o tratamento em sua residência de Gland, também na Suíça, anunciou a família.

[SAIBAMAIS]"A partir de agora, a reabilitação de Michael continuará em sua casa. Nas últimas semanas e meses aconteceram progressos, levando-se em consideração os sérios danos que sofreu. No entanto, ainda resta um longo caminho pela frente", afirmou a porta-voz da família, Sabine Kehm, sem revelar mais detalhes.

Schumacher, de 45 anos, bateu com a cabeça em uma rocha quando esquiava com o filho e alguns amigos nos Alpes franceses em dezembro de 2013.

O sete vezes campeão mundial passou por duas cirurgias para a retirada de coágulos de sangue, que deixavam sua vida em risco, e depois foi colocado em coma induzido, do qual saiu em junho, quando foi transferido de um hospital de Grenoble (França) para o Hospital Universitário de Lausanne (CHUV), conhecido pelos especialistas em neurologia que possui.

Questionada pela AFP, a porta-voz indicou que Schumacher foi levado nesta terça-feira a seu domicílio, uma grande propriedade à margem do Lago Leman.

Segredo sobre seu estado de saúde

Desde o acidente poucas foram as informações sobre o estado de saúde do piloto. "Gostaríamos de apresentar nosso agradecimento a toda a equipe do CHUV pelo trabalho duro e competente", afirma o comunicado da família.

"Pedimos que continuem respeitando a privacidade da família de Michael e que evitem especular sobre seu estado de saúde", completa a nota da família, que indicou não ter realizado nenhuma modificação na casa para poder receber o atleta, apesar do que foi anunciado pela imprensa suíça.

Respeitando o direito ao sigilo médico, o CHUV nunca comentou sobre o estado de saúde do campeão de F1. Sabe-se apenas que ele passou o último período em uma unidade especial de reeducação.

Schumi adorava o perigo


Schumacher estreou na Fórmula 1 em 1991 e dominou a categoria por mais de uma década. O alemão venceu 91 corridas e conquistou sete títulos mundiais, cinco deles consecutivos (2000-2004), com a escuderia Ferrari.

Aos 37 anos se aposentou, mas não conseguiu suportar a saudade das pistas e retornou à Fórmula 1 em 2010, mas sem o mesmo sucesso do passado. O alemão anunciou a "aposentadoria definitiva" em 2012.

Mas esta aposentadoria definitiva não acabou com a necessidade de adrenalina e Schumacher prosseguiu com atividades consideradas radicais, como piloto, paraquedista, esquiador e alpinista.

Vítima de um acidente de moto em 2009 na Espanha, Schumacher saiu do hospital apenas cinco horas depois do incidente.

Paradoxalmente, "Schumi" nunca sofreu nenhum acidente grave durante a sua carreira na F1. O incidente mais sério ocorreu em 1999, quando quebrou uma perna ao bater com seu carro em um muro de pneus em Silverstone (Grã-Bretanha).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação