Mundo

"Ebola ameaça existência da Libéria", afirma ministro da Defesa

Libéria, o país mais afetado pelo ebola, já registrou 1.200 óbitos

Agência France-Presse
postado em 09/09/2014 19:57
Nova York - A epidemia do vírus ebola ameaça a existência da Libéria, disse nesta terça-feira (9/9) o ministro da Defesa, Brownie Samukai, em discurso nas Nações Unidas, no momento em que a ONU define sua estratégia para combater este vírus mortal.

[SAIBAMAIS]"A Libéria enfrenta uma séria ameaça a sua existência nacional", disse o ministro Samukai ao Conselho de Segurança da ONU. Libéria, o país mais afetado pelo ebola, já registrou 1.200 óbitos, mais da metade dos 2.288 mortos pela atual epidemia na África Ocidental. A doença agora "está se propagando como um incêndio fora de controle, devorando tudo em seu caminho".


A embaixadora americana nas Nações Unidas, Samantha Power, advertiu que é preciso fazer mais para deter a propagação do vírus.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, está planejando uma "reunião de alto nível", paralela à Assembleia Geral das Nações Unidas, no final deste mês, com o objetivo de "ressaltar as necessidades e a resposta efetiva" à crise, informou seu porta-voz.

O vírus causa febre alta, dor muscular, fraqueza, vômito e diarreia. Não há vacina ou tratamento aprovado para o Ebola, mas os especialistas estão testando terapias experimentais, como o medicamento ZMapp.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação