Mundo

Angela Merkel ressalta importância de retirada de tropas russas da Ucrânia

Chanceler também pediu a Putin a continuação de discussões trilaterais relativas à questão do preço do gás.

Agência France-Presse
postado em 15/09/2014 20:01
Berlim - A chanceler alemã Angela Merkel ressaltou nesta segunda-feira (15/9) a importância de uma retirada total das tropas russas para o processo de paz na Ucrânia, durante uma conversa por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin.

[SAIBAMAIS]Durante a conversa, "centrada na implementação dos acordos de Minsk para o plano de paz no leste da Ucrânia", Merkel "insistiu claramente no fato de que a retirada total das tropas russas e um controle eficaz da fronteira entre Rússia e Ucrânia são os elementos-chaves de uma solução duradoura para o conflito", de acordo com um comunicado do governo alemão.


O processo de paz na Ucrânia estava ameaçado nesta segunda-feira no dia seguinte à jornada mais violenta no leste do país desde a instauração de um frágil cessar-fogo, com o Exército ucraniano e os separatistas pró-russos trocando acusações de violação.

De acordo com o comunicado do governo alemão, Merkel também pediu a Putin a continuação de discussões trilaterais (UE, Rússia e Ucrânia) relativas à questão do preço do gás.

A Rússia rejeitou nesta segunda-feira a data de 20 de setembro proposta pela Comissão Europeia para uma discussão trilateral entre Moscou, Kiev e a UE em relação ao fornecimento de gás russo à Ucrânia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação