Mundo

Urban Outfitters se desculpa por estampa ofensiva em moletom estampado

O moletom é estampado com falsas manchas de sangue que lembram a sangrenta repressão a estudantes da universidade Kent State em 1970

Agência France-Presse
postado em 15/09/2014 20:42
Washington - A rede americana de lojas Urban Outfitters pediu desculpas nesta segunda-feira pela venda de um moletom estampado com falsas manchas de sangue que lembram a sangrenta repressão a estudantes da universidade Kent State em 1970. Após uma onda de críticas, a Urban Outfitters suspendeu a venda do moletom feminino de 129 dólares, que além das manchas cor de sangue foi desbotado para parecer gasto.

[SAIBAMAIS]A universidade Kent State, em Ohio, escreveu em seu site: "É algo extremamente ofensivo que uma campanha utilize nossa dor para sua publicidade e proveito". Quatro estudantes morreram e nove ficaram feridos no dia 4 de maio de 1970, quando a Guarda Nacional de Ohio atirou contra alunos que protestavam no campus contra o então presidente Richard Nixon e a expansão da Guerra do Vietnã ao Camboja.

Leia mais notícias em Mundo

"A Urban Outfitters se desculpa sinceramente por qualquer ofensa que nosso moletom Vintage Kent State possa ter causado", disse a empresa com sede na Filadélfia. "Jamais foi nossa intenção lembrar os trágicos acontecimentos que ocorreram na Kent State em 1970 e estamos muito tristes de que esta peça tenha sido percebida desta maneira".

O moletom era parte de uma coleção de roupa "vintage" desbotada pelo sol e as manchas vermelhas fazem parte do efeito de perda da cor original. Segundo a universidade, o moletom "vai além do mau gosto e torna trivial perdas de vidas que ainda são choradas na comunidade de Kent State". A Urban Outfitters tem cerca de 400 lojas na América do Norte e Europa dedicada aos jovens "hipsters".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação