Mundo

EUA lançam primeiro ataque aéreo contra Estado Islâmico na região de Bagdá

Na primeira operação, aviões americanos atacaram subúrbios de Bagdá, enquanto outras aeronaves bombardearam as montanhas de Sinjar, no norte do Iraque

Agência France-Presse
postado em 15/09/2014 20:58
Na primeira operação, aviões americanos atacaram subúrbios de Bagdá, enquanto outras aeronaves bombardearam as montanhas de Sinjar, no norte do Iraque
[SAIBAMAIS]Washington - Os Estados Unidos realizaram seu primeiro ataque aéreo contra o Estado Islâmico (EI) na região de Bagdá, informou nesta segunda-feira o Comando Central (Centcom) americano.

Na primeira operação contra combatentes jihadistas nos arredores da capital iraquiana, aviões americanos atacaram posições a sudoeste de Bagdá, enquanto outras aeronaves bombardearam as montanhas de Sinjar, a oeste de Mossul, no norte do Iraque, revelou o Centcom.

As posições a sudoeste de Bagdá eram utilizadas por combatentes do Estado Islâmico para "disparar contra soldados iraquianos". No ataque às montanhas de Sinjar, a aviação americana destruiu veículos utilizados pelo EI.

Leia mais notícias em Mundo

Desde o dia 8 de agosto, as forças americanas já realizaram 162 incursões aéreas contra os jihadistas do EI, que proclamou um califado envolvendo uma ampla região entre o Iraque e a Síria, defendido por mais de 31 mil combatentes. Até o momento, as operações aéreas americanas contra os jihadistas se limitaram ao território iraquiano.

O presidente Barack Obama anunciou na quarta-feira passada uma nova estratégia para conter e destruir as forças do EI, que inclui a possibilidade de ataques aéreos na Síria, mas exclui qualquer possibilidade de cooperação com o regime em Damasco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação