Mundo

Funcionário adverte Síria para não atacar aviões dos Estados Unidos

O funcionário disse que Washington sabe onde estão as baterias antiaéreas sírias e que os pilotos americanos têm meios para se defender

Agência France-Presse
postado em 15/09/2014 21:50
Washington - Os Estados Unidos atacarão o sistema antiaéreo sírio se qualquer avião americano for enquadrado como alvo durante as missões na Síria contra o Estado Islâmico (EI), advertiu nesta segunda-feira um alto funcionário americano. O funcionário, que pediu para ter a identidade preservada, disse que Washington sabe onde estão as baterias antiaéreas sírias e que os pilotos americanos têm meios para se defender.

[SAIBAMAIS]O presidente Barack Obama anunciou na semana passada que ampliará os ataques aéreos contra o Estado Islâmico (EI) no Iraque e está preparado para atacar o grupo islâmico na Síria. Em resposta, o ministro sírio da Reconciliação Nacional, Ali Haidar, disse que qualquer ação contra os combatentes jihadistas no território sírio sem a autorização de Damasco será considerada um ataque à Síria.

Leia mais notícias em Mundo

Segundo o funcionário americano, se o presidente sírio, Bashar al Assad, recorrer à força militar para interferir nas incursões americanas contra o EI, colocará em risco as unidades envolvidas.

Obama descartou qualquer possibilidade de que seu governo colabore com Assad para combater um inimigo comum, o EI, que controla amplas zonas no norte do Iraque e Síria. Washington considera Assad um criminoso de guerra, que massacrou seu próprio povo durante a atual guerra civil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação