Mundo

Canadá condena a 24 anos de prisão chefe de suposto grupo terrorista

Médico canadense de origem paquistanesa foi absolvido em agosto, enquanto que o terceiro homem, um radiologista, admitiu que estava envolvido em um projeto de atentado

Agência France-Presse
postado em 17/09/2014 16:09
Ottawa - Um canadense apresentado como o cérebro de uma suposta célula terrorista foi condenado nesta quarta-feira (17/9) a 24 anos de prisão por ter tentado realizar um atentado contra instalações militares. Hiva Alizadeh, de 34 anos, se declarou culpado da acusação de fabricação e posse de substância explosiva com o objetivo de colocar vidas em perigo e causar danos materiais importantes agindo para um grupo terrorista, segundo a justiça canadense.



Quando foi preso em 2010, junto outros dois homens, a polícia o apresentou como o cabeça do grupo que, segundo as autoridades, visava a atacar o exército canadense. Um médico canadense de origem paquistanesa foi absolvido em agosto, enquanto que o terceiro homem, um radiologista, admitiu que estava envolvido em um projeto de atentado.

Entre as provas apresentados no julgamento, figura a gravação de uma conversa na qual Alizadeh e o radiologista Misbahudin Ahmed fazem referência ao ataque contra uma base militar no Canadá.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação