Mundo

Emissário Tony Blair pede para que Gaza seja logo reconstruída

Nações Unidas anunciaram na véspera que negociam um acordo entre israelenses e palestinos para a importação de materiais para a reconstrução de Gaza

Agência France-Presse
postado em 17/09/2014 16:14
Jerusalém - O emissário do Quarteto para o Oriente Médio (ONU, União Europeia, Estados Unidos e Rússia), o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, pediu nesta quarta-feira (17/9) que a reconstrução de Gaza, devastada por uma guerra com Israel, seja iniciada o mais rápido possível.

"A precária situação em Gaza e no sul de Israel, o perigo de que a violência possa explodir de novo a qualquer momento, são, precisamente, a razão para avançar o mais rápido possível nos esforços de recuperação em curto prazo", afirma Blair em um comunicado emitido antes de um encontro internacional para ajudar os palestinos.

Blair deve apresentar um relatório na segunda-feira, em Nova York, durante uma reunião do Comitê de Ligação Ad Hoc (AHLC) que coordena a ajuda dos países doadores aos palestinos.



As Nações Unidas anunciaram na véspera que negociam um acordo entre israelenses e palestinos para a importação de materiais para a reconstrução de Gaza, que contará com a supervisão da ONU para que não sejam utilizados pelos militantes do Hamas, informou um enviado da organização nesta terça-feira.

A ONU divulgará mais detalhes sobre o acordo durante uma reunião do comitê que coordenará a ajuda aos palestinos, que reunirá representantes dos doadores na próxima segunda-feira em Nova York à margem da Assembleia Geral da Nações Unidas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação