Mundo

Xi Jinping tem mentalidade mais aberta que antecessor, afirma Dalai Lama

Declaração foi feita durante a visita do chefe de Estado chinês à Índia

Agência France-Presse
postado em 18/09/2014 08:09
Mumbai - O Dalai Lama afirmou nesta quinta-feira (18/9) que o presidente chinês, Xi Jinping, tem "mentalidade mais aberta" que o antecessor Hu Jintao, em declarações feitas durante a visita do chefe de Estado chinês à Índia.

China considera o Dalai Lama, prêmio Nobel da Paz em 1989, um separatista perigoso

[SAIBAMAIS]"A visão de Xi Jinping é mais realista, é de mentalidade mais aberta que seu antecessor", disse o líder espiritual tibetano, que vive exilado na Índia, aos jornalistas em Mumbai. "Ele pode aprender mais coisas da Índia", completou.

A presença do Dalai Lama na Índia é uma fonte de tensão com a China. Vinte manifestantes tibetanos protestaram nesta quinta-feira diante do local de reunião entre o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o presidente chinês, aos gritos de "queremos justiça para o Tibete".



O governo da China considera o Dalai Lama, prêmio Nobel da Paz em 1989, um separatista perigoso, apesar do líder espiritual tibetano insistir no fato de que deseja apenas uma autonomia ampla para o Tibete, invadido e anexado pela China na década de 1950.

Pequim pressiona todos os países do mundo para que não recebam o líder espiritual budista, de 79 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação