Mundo

Putin afirma que sanções contra a Rússia violam princípios da OMC

Ele disse ainda que as sanções decididas pela Rússia em resposta às adotadas pelo Ocidente "não são movidas pela aspiração de punir os sócios ou influenciá-los"

postado em 18/09/2014 09:51
Moscou - As sanções europeias e americanas contra a economia da Rússia, acusada de apoiar os separatistas do leste da Ucrânia violam os princípios da Organização Mundial do Comércio (OMC), afirmou nesta quinta-feira o presidente russo, Vladimir Putin.

[SAIBAMAIS]"As restrições adotadas contra a Rússia não são mais que um abandono dos princípios básicos da OMC por parte de alguns de nossos sócios", disse Putin durante uma reunião do governo. "Tudo isto é feito de forma politizada, sem nenhum respeito às normas da OMC", denunciou.

Com as sanções contra a Rússia, "uma das seis maiores economias do mundo", os ocidentais estão violando, entre outros, "o princípio de livre concorrência da OMC", criticou o presidente russo.

Putin afirmou ainda que as sanções decididas pela Rússia em resposta às adotadas pelo Ocidente "não são movidas pela aspiração de punir os sócios ou influenciá-los".



A União Europeia e Washington, que acusam a Rússia de apoiar os insurgentes pró-Rússia no leste da Ucrânia, adotaram sanções econômicas contra Moscou, que afetam em particular o setor energético e o setor bancário.

Em resposta, a Rússia proibiu no início de agosto a importação de alimentos procedentes dos países ocidentais que aplicam sanções contra Moscou. No início de setembro, Moscou advertiu que defenderá seus interesses na OMC.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação