Mundo

Produtores de uísque escocês estão aliviados com rejeição da independência

O uísque é o segundo principal produto de exportação escocês, atrás do petróleo, e no ano passado chegou a 7,1 bilhões de dólares

Agência France-Presse
postado em 19/09/2014 09:27
Londres - Os produtores de uísque escocês manifestaram alívio nesta sexta-feira (19/9) com a rejeição à independência da Escócia em um referendo, já que preferem a "estabilidade" representada pela permanência do país no Reino Unido. "Saudamos a estabilidade concedida por esta votação", declarou David Frost, diretor-geral da Scotch Whisky Association (SWA).

Pessoas contrárias a independência da Escócia festejam resultado do referendo em Glasgow
A associação havia expressado preocupação com a eventual saída, mesmo que temporária, de uma Escócia independente da União Europei e do possível fim do apoio à exportação por parte da poderosa rede diplomática britânica. O uísque é o segundo principal produto de exportação escocês, atrás do petróleo, e no ano passado chegou a 4,3 bilhões de libras (7,1 bilhões de dólares).



[SAIBAMAIS]A SWA informou que acompanhará de perto as negociações sobre os novos poderes prometidos à Escócia pelo primeiro-ministro britânico David Cameron. A empresa Diageo, que produz os famosos Johnnie Walker e J, assim como os maltes Lagavulin e Talisker, também anunciou que espera um ambiente favorável com os novos poderes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação