Mundo

Londres respira aliviada com o 'não' à independência da Escócia

"O alívio é sensível nos mercados britânicos" resumiu Chris Beauchamp, analista da sociedade de corretagem IG

Agência France-Presse
postado em 19/09/2014 20:54
Londres - Um suspiro de alívio podia ser notado na manhã desta sexta-feira em Londres, após a vitória do "não" no referendo sobre a independência escocesa. A Bolsa de Londres fechou em alta, a libra teve a maior valorização dos últimos dois anos em relação ao euro, e dois títulos da dívida britânica registraram alta, indicando o retorno dos investidores às ações de maior risco.

"O alívio é sensível nos mercados britânicos" resumiu Chris Beauchamp, analista da sociedade de corretagem IG. "A preocupação vinculada a uma possível independência foi dissipada", comentou.



Os escoceses rejeitaram a independência proposta por 55,3% de votos, após uma votação que contou com uma participação em massa. A City londrina (investidores, grandes empresas, imprensa financeira) havia se posicionado claramente contra a secessão escocesa. Havia muitas dúvidas sobre as consequências de uma possível independência para a própria Escócia: o que aconteceria com a moeda, com a divisão das receitas do petróleo, com a dívida pública ou com o futuro legal e financeiro das empresas.

A capital financeira temia, sobretudo, as consequências para o que teria sobrado do Reino Unido (Inglaterra, País de Gales e Irlanda del Norte), amputado economicamente de uma região que tem um peso econômico equivalente aos da Argélia e da Irlanda. "É um dia importante para o Reino Unido, e este resultado será saudado com um suspiro de alívio na comunidade financeira", comemorou John Cridland, diretor-geral da principal federação patronal britânica, a CBI.

O índice das principais ações da bolsa de Londres subiu só 0,27%, mas os títulos dos bancos mais importantes da Escócia tiveram alta mais acentuada: o Royal Bank of Scotland (RBS) subiu 2,46% e o Lloyds 1,25%. Alguns bancos escoceses, como RBS, chegaram a ameaçar mudar sua sede para a Inglaterra, em caso de independência.

As especulações pressionaram a libra nas últimas semanas. A moeda começou a registrar alta no início desta sexta nos mercados asiáticos, quando começou a ser confirmada a tendência favorável ao "não". A libra chegou a alcançar seu nível mais alto desde o final de julho de 2012 em relação ao euro (1,2804 euros por libra), baixando para 1,2703 às 16h15 GMT (13h15 de Brasília), em um movimento de realização de lucros pelos investidores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação